Programa do Curso

Dia 1

INTRODUÇÃO

  • Contexto
  • Definição de funções
  • Competências transversais
  • Perceção, inumerabilidade e natureza humana
  • Dinheiro, métricas e mercados

1. COMUNICAÇÃO - PARADOXO, OBJECTIVO E INTENÇÃO

  • O objetivo e a intenção da comunicação
    • Educar
    • Informar
    • Persuadir
  • Conclusões

2. CONHEÇA O SEU PÚBLICO

  • Com quem está a falar?
  • Visões do mundo, lentes e esquemas
  • Jargão e públicos mistos
  • Localização e nação
  • Nível e abstração

3. MÉTODOS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

  • Ferramentas
  • Texto no ecrã e resumo
  • A regra de três
  • Exemplos e analogias

4. CONTAR HISTÓRIAS

  • Ubiquidade, ciclos e ligação às crianças
  • Como podemos utilizar as histórias no local de trabalho?
  • Como contar uma história
  • Comunicação não-verbal
  • A longevidade e o poder das histórias

Dia 2

5. APRESENTAR DADOS E INFORMAÇÕES

  • Dados e informações - qual é a diferença?
  • Detalhe - quanto?
  • Fontes fiáveis
  • Visualização de dados e informações

6. INTERPRETAÇÃO DE DADOS

  • Viés de confirmação
  • Communication intenção
  • Communication estado

7. FEEDBACK

  • Modelos de feedback
    • Modelo da situação, do comportamento e do impacto (SBI)
    • Modelo de feedback Sandwich
    • Modelo de feedback Pendleton
    • Modelo de feedback da situação, tarefa, ação e resultado (STAR)
    • Modelo de feedback SAID
  • Como obter um bom feedback
  • Escuta ativa
  • Como dar um bom feedback
  • Feedback construtivo
  • Conclusões

Dia 3

8. COLABORAÇÃO

  • Porquê colaborar?
  • O que é a colaboração?
  • Collaboration cultura
  • Conclusões

9. FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

  • Ferramentas e conjuntos de ferramentas de colaboração comuns
    • MS SharePoint
    • Google Workspace
    • Atlassian
    • Kahootz
    • HighQ
  • Como escolher uma ferramenta de colaboração

10. ANALISAR AS SUAS COMPETÊNCIAS DE COLABORAÇÃO

  • Modelo de Johari
  • Concisão
  • Assertiveness
  • Afirmação básica
  • Afirmação empática
  • Afirmação de consequências
  • Técnica de discrepância
  • Técnica de repetição
  • Técnica de nebulização

11. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COLABORAÇÃO

  • Autoconsciência
  • Auto-gestão
  • Consciência social
  • Gestão de relações

12. MARCA PESSOAL

  • Divulgação e intenção
  • Como construir a sua marca pessoal
    • Passo 1: o que é que quer fazer?
    • Passo 2: alinhamento de objectivos
    • Passo 3: com quem está a falar - e porquê?
    • Passo 4: envolvimento
  • Características da marca

13. ATITUDE POSITIVA

  • A história da PMA
  • Capacidade de ação e fé
  • Como desenvolver e manter uma PMA
  • Positividade destilada
  • Conclusão

14. TRABALHO EM REDE

15. RESUMO E CONCLUSÕES

Requisitos

Pré-requisitos de conhecimentos e competências
Não existem pré-requisitos específicos para os participantes, embora seja útil alguma experiência profissional - em qualquer disciplina

Participantes

Os participantes são normalmente profissionais com alguns anos de experiência, mas o conteúdo do curso é essencialmente universal e pode ser aplicado à maioria das disciplinas. É provável que seja útil para especialistas que possam ter de explicar conceitos complexos e pouco comuns a públicos leigos.

 21 horas

Declaração de Clientes (8)

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