Programa do Curso
Introdução aos problemas de comunicação
- processo de comunicação e suas etapas
- a importância da comunicação verbal e não verbal
- técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz
Princípios da comunicação eficaz como elemento essencial nos contactos eficazes na organização
- autoanálise do seu próprio estilo de comunicação
- erros de comunicação
- barreiras de comunicação
- etapas de criação de contato interpessoal
- comunicação face a face e comunicação por telefone
Comunicação na organização
- redes de comunicação na organização
- modelos de fluxo de informações e sua otimização
- tarefas e ferramentas de comunicação interna
Conversa eficaz
- moldar a própria imagem como remetente e destinatário de uma mensagem
- fatores que afetam a qualidade dos contatos profissionais entre funcionários
- escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz
- fatores que interferem na audição e compreensão da fala
- a arte de fazer perguntas
- mecanismos psicológicos e técnicas de influência
Em harmonia consigo mesmo e em boas relações com os outros – o conceito de comportamento assertivo
- conceito de assertividade
- seus próprios direitos
- quando você decide ser assertivo
- tipos de comportamento: agressivo, submisso, assertivo
- construir mensagens do “eu” como base para a expressão assertiva de opiniões, julgamentos e emoções
- por que temos medo de dizer "não" - o que nos impede
- autoestima resultante do autotratamento assertivo
O que significa respeitar você e a si mesmo - o que acontece se concordarmos ou recusarmos
- a capacidade de dizer não e aceitar não
- capacidade de argumentar
- defesa contra manipulação
- aceitar avaliações negativas e positivas, respondendo a formas de crítica
- fornecendo feedback construtivo
Conflito, diferença de opinião ou briga? Definição do conceito de conflito
- o que é um conflito - a essência e os tipos de conflitos
- tipos de conflitos dependendo dos participantes.
- quando um conflito interpessoal se torna um conflito interno - a teoria de Kurt Lewin
De onde isto vem? Ou seja, sobre as principais fontes de conflitos
- cada um segue em sua própria direção - diferenças de objetivos
- o meu é sempre melhor – diferenças de valores ou pontos de vista
- quem é quem, ou seja, ambiguidade organizacional
O diabo não é tão terrível – ou o conflito é sempre um problema? Conflitos funcionais e disfuncionais
- Todo conflito é destrutivo para a equipe?
- quando o conflito se desenvolve?
- o que determina o poder construtivo ou destrutivo do conflito?
Quando olhamos para a mesma coisa, vemos algo diferente, ou seja, distorções de percepção que ocorrem no conflito
- a importância da atitude pessoal e da motivação em conflitos
- o que torna isso difícil para nós e o que nos ajuda a ver a essência do conflito
- como se colocar no lugar de outra pessoa, ou seja, olhar para o conflito através dos olhos dos outros
Quem você é e quem pode ser – Estilos de comportamento na gestão de conflitos
- nada é igual – tipos de comportamento em situações de conflito
- panacéia ?????? Existe um comportamento correto em cada disputa?
- quando a teimosia vence – as consequências da aplicação rígida de estilos específicos
Sobre o conflito que ajuda e desenvolve – uso assertivo e desenvolvimentista dos conflitos no trabalho em equipe
- habilidades assertivas úteis na resolução de conflitos
- como transformar chumbo em ouro ou como fazer com que o conflito produza um efeito positivo no trabalho em equipe?
Como não se afogar em conflitos? – estratégias usadas em uma situação de conflito
- Eu ganho, você perde
- você ganha - eu perco
- sem perdedor - transformando conflito em cooperação
Trabalhar com emoções em conflito ou como lidar com uma situação difícil
- um vulcão cheio de lava - ou sobre emoções que podem nos controlar
- introdução ao treinamento antiestresse
- métodos de relaxamento e concentração
Não apenas o caminho mais conhecido - princípios criativos de resolução de conflitos
- De quantas maneiras você pode encontrar uma solução para o conflito?
- Existe um meio-termo para ajudar a encontrar um acordo?
- maneiras ideais de resolver conflitos na empresa
Requisitos
O objetivo da formação será rever e melhorar as competências necessárias para atingir os objectivos da empresaó tanto em termos de trabalho individual como de trabalho em equipa.
Declaração de Clientes (1)
A flexibilidade do formador para ajustar os tópicos de acordo com o meu perfil.
Carlos - Magotteaux International SA
Curso - Efektywna komunikacja interpersonalna i rozwiązywanie konfliktów
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