Programa do Curso

Introdução aos problemas de comunicação

  • processo de comunicação e suas etapas
  • a importância da comunicação verbal e não verbal
  • técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz

Princípios da comunicação eficaz como elemento essencial nos contactos eficazes na organização

  • autoanálise do seu próprio estilo de comunicação
  • erros de comunicação
  • barreiras de comunicação
  • etapas de criação de contato interpessoal
  • comunicação face a face e comunicação por telefone

Comunicação na organização

  • redes de comunicação na organização
  • modelos de fluxo de informações e sua otimização
  • tarefas e ferramentas de comunicação interna

Conversa eficaz

  • moldar a própria imagem como remetente e destinatário de uma mensagem
  • fatores que afetam a qualidade dos contatos profissionais entre funcionários
  • escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz
  • fatores que interferem na audição e compreensão da fala
  • a arte de fazer perguntas
  • mecanismos psicológicos e técnicas de influência

Em harmonia consigo mesmo e em boas relações com os outros – o conceito de comportamento assertivo

  • conceito de assertividade
  • seus próprios direitos
  • quando você decide ser assertivo
  • tipos de comportamento: agressivo, submisso, assertivo
  • construir mensagens do “eu” como base para a expressão assertiva de opiniões, julgamentos e emoções
  • por que temos medo de dizer "não" - o que nos impede
  • autoestima resultante do autotratamento assertivo

O que significa respeitar você e a si mesmo - o que acontece se concordarmos ou recusarmos

  • a capacidade de dizer não e aceitar não
  • capacidade de argumentar
  • defesa contra manipulação
  • aceitar avaliações negativas e positivas, respondendo a formas de crítica
  • fornecendo feedback construtivo

Conflito, diferença de opinião ou briga? Definição do conceito de conflito

  • o que é um conflito - a essência e os tipos de conflitos
  • tipos de conflitos dependendo dos participantes.
  • quando um conflito interpessoal se torna um conflito interno - a teoria de Kurt Lewin

De onde isto vem? Ou seja, sobre as principais fontes de conflitos

  • cada um segue em sua própria direção - diferenças de objetivos
  • o meu é sempre melhor – diferenças de valores ou pontos de vista
  • quem é quem, ou seja, ambiguidade organizacional

O diabo não é tão terrível – ou o conflito é sempre um problema? Conflitos funcionais e disfuncionais

  • Todo conflito é destrutivo para a equipe?
  • quando o conflito se desenvolve?
  • o que determina o poder construtivo ou destrutivo do conflito?

Quando olhamos para a mesma coisa, vemos algo diferente, ou seja, distorções de percepção que ocorrem no conflito

  • a importância da atitude pessoal e da motivação em conflitos
  • o que torna isso difícil para nós e o que nos ajuda a ver a essência do conflito
  • como se colocar no lugar de outra pessoa, ou seja, olhar para o conflito através dos olhos dos outros

Quem você é e quem pode ser – Estilos de comportamento na gestão de conflitos

  • nada é igual – tipos de comportamento em situações de conflito
  • panacéia ?????? Existe um comportamento correto em cada disputa?
  • quando a teimosia vence – as consequências da aplicação rígida de estilos específicos

Sobre o conflito que ajuda e desenvolve – uso assertivo e desenvolvimentista dos conflitos no trabalho em equipe

  • habilidades assertivas úteis na resolução de conflitos
  • como transformar chumbo em ouro ou como fazer com que o conflito produza um efeito positivo no trabalho em equipe?

Como não se afogar em conflitos? – estratégias usadas em uma situação de conflito

  • Eu ganho, você perde
  • você ganha - eu perco
  • sem perdedor - transformando conflito em cooperação

Trabalhar com emoções em conflito ou como lidar com uma situação difícil

  • um vulcão cheio de lava - ou sobre emoções que podem nos controlar
  • introdução ao treinamento antiestresse
  • métodos de relaxamento e concentração

Não apenas o caminho mais conhecido - princípios criativos de resolução de conflitos

  • De quantas maneiras você pode encontrar uma solução para o conflito?
  • Existe um meio-termo para ajudar a encontrar um acordo?
  • maneiras ideais de resolver conflitos na empresa

Requisitos

O objetivo da formação será rever e melhorar as competências necessárias para atingir os objectivos da empresaó tanto em termos de trabalho individual como de trabalho em equipa.

 14 horas

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