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Programa do Curso
Do que se trata realmente – tentar definir o conceito de mudança
- Definições de mudança
- O que significa gerenciar mudanças?
- Por que tudo isso - sobre os fatores que causam a necessidade de mudanças na organização
- Como lidar com isso? - vários modelos de abordagens à mudança na empresa
A mudança é feita por pessoas – aspectos psicológicos da mudança
- Mudança – uma oportunidade ou uma necessidade?
- Sobre um terrível dragão inexistente - medo e estereótipos sobre mudanças
- Estamos indo para a batalha – preparando as pessoas para a mudança
- A especificidade e o papel da comunicação na situação de introdução de mudanças
Isso já é – quando estamos prontos para mudar?
- Realmente já?????? sobre razões internas e externas para a mudança
- Talvez seja melhor não... sobre os diferentes tipos de resistência à mudança, como reconhecê-las e como superá-las
- Quando estamos com muito medo - Albee e seu modelo de compreensão e redução do estresse
- Prós e contras – quando reagimos às mudanças de forma positiva e quando reagimos negativamente
Uma organização é como uma pessoa - ela se desenvolve - uma proposta de análise do desenvolvimento de uma organização segundo Greiner)
- Estágios de desenvolvimento organizacional no modelo de Greiner
- Manual de operação de mudança – dicas para quem o introduz sobre como reagir e gerenciar em fases individuais
Auto-motivação, atitudes positivas e criatividade no processo de introdução e gestão da mudança
- A mudança começa dentro de nós – sobre reconhecer nossas próprias emoções, atitudes, atitudes e reações à mudança
- Há sempre um caminho diferente – procurar novas soluções em situações familiares
Como fazer isso passo a passo - ou seja, as etapas do gerenciamento de mudanças:
- Estabelecer o objetivo organizacional geral,
- Peso e tamanho da mudança,
- Mudança e a cultura organizacional da empresa,
- Sinais de alerta – a necessidade de identificar limitações críticas.
Construindo um projeto de mudança incluindo:
- Passo a passo - divisão em etapas,
- Quem é quem – ou seja, separação de funções,
- Pode ser diferente - consciência de uma possível diminuição da motivação,
- Observação e avaliação – métodos de monitorização e medição de resultados
Líder, mostre o caminho!!! o papel do líder no processo de mudança
- O papel de um líder diante da mudança
- Seleção de ferramentas e estilos de gestão em uma situação de mudança
- Todos podem ser líderes de mudança – perfil de competências de um líder de mudança
Sozinho ou em grupo? – sobre a inclusão dos funcionários no processo de mudança – modelo de Drucker.
- O que não esperávamos - sucesso repentino, fracasso ou eventos externos,
- O mundo da imaginação e o mundo real - sobre a inconsistência de expectativas e fatos,
- O processo de mudança como indicador da necessidade de inovação
- Morte súbita ou um sorriso de sorte? - mudanças que surpreendem a todos.
Influência eficaz de um líder de mudança
- Como construir confiança e aceitação de mudanças organizacionais
- Persuasão, ou seja, convencer as pessoas a mudar
- Influenciando pessoas em situação de mudança - o modelo de K. Barnes e R. Cialdini
14 horas