Programa do Curso

1. Introdução às questões de comunicação

  • processo de comunicação e suas etapas
  • a importância da comunicação verbal e não verbal
  • técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz.
  • Comunicação direta e comunicação via mídia: telefone, e-mail, mensagens instantâneas

2. Princípios da comunicação eficaz, como elemento essencial nos contactos eficazes na organização

  • autoanálise do seu próprio estilo de comunicação
  • erros de comunicação, sua correção e prevenção
  • barreiras de comunicação
  • etapas de criação de contato interpessoal

3. Conversa eficaz

  • moldar a própria imagem como remetente e destinatário de uma mensagem
  • respondendo assertivamente a reservas, críticas e elogios
  • reconhecendo e evitando barreiras na comunicação, escuta ativa como ferramenta para uma comunicação eficaz  reconhecendo e lidando com fatores que interferem na escuta e na compreensão das declarações
  • a arte de fazer perguntas
  • mecanismos psicológicos e técnicas de influência

4. Aspecto intercultural da comunicação

  • noções básicas de proximics - distância na comunicação
  • formulando mensagens em contatos interculturais
  • autoexpressão e percepção intercultural
  • leitura cultural de mensagens
  • atitudes culturais na comunicação e negociações cotidianas
  • tomada de decisão em um aspecto cultural

5. Princípios básicos da comunicação intercultural

  • culturas orientadas para o contato
  • culturas orientadas para regras
  • culturas pró-parceiros e pró-transações
  • culturas cerimoniais e não cerimoniais
  • culturas monocromáticas e policrônicas
  • “a” sempre significa “a”? -suposições ocultas e expectativas não ditas na comunicação com representantes de culturas específicas

6. “Manual do empreiteiro” – o que fazer, o que não fazer e uma “gafe” total

  • Culturas da Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália)
  • Culturas dos países da ex-URSS
  • cultura americana

7. Resumo

Requisitos

O curso é de caráter geral e a participação nele não requer conhecimentos especializados

 14 horas

Declaração de Clientes (1)

Cursos Relacionados

Desenvolvimento Estratégico

35 horas

Categorias Relacionadas