Programa do Curso

Introdução

  • O que é o processo de Requisitos Management? Por que Agile?
  • Agilidade e entrega de software ágil: definições
  • Ligando Agile a Business: Modelo Canvas vs. Canvas Business,
  • Como usar eficientemente o Canvas da Proposta de Valor para definir a Visão do Produto?
  • Agilidade Business versus princípios de entrega ágil de software
  • O que não é Agile? Impactos da alinhamento com estratégias e capacidades
  • Requisitos Management em um contexto Agile
  • Ciclo de Vida Scrum: Problemas sobre a completude dos requisitos e rastreabilidade
  • Como modelos produtivos melhoram a comunicação no 'Agile'?
  • Extensões Business de Agile: Estruturação da Contribuição de Valor do User Story em Business
  • Um panorama de diagramas UML para modelar requisitos
  • Quadros para rastrear requisitos até à implementação e teste de software
  • Os 5 níveis de planejamento de um projeto ágil (do Clarificando a Visão e o Product Backlog às Tarefas... e ao Esqueleto Arquitetônico)
  • Gerenciamento de requisitos dentro dos métodos Agile (Scrum, DAD) versus o Unified Process (RUP)
  • Papéis, equipes e ambientes
  • Apresentação do Estudo de Caso para estruturar requisitos e gerenciá-los usando um processo iterativo

Como descrever a visão empresarial e as necessidades por meio de modelos rastreáveis?

  • Qualificação dos requisitos: O Modelo Kano versus o Canvas da Proposta de Valor
  • Estruturação da Visão do Produto com base em estratégias, forças ambientais e tendências
  • Proposta de valor, atividades-chave, recursos-chave, fluxos de receita e estruturas de custo, 
  • Descobrindo o escopo empresarial do produto usando as necessidades, ganhos e dores dos clientes
  • Descrevendo casos de uso empresariais usando 'fluxos de valor' e 'etapas de valor'
  • Ligando o escopo empresarial do produto com as contribuições esperadas de valor
  • Estudo de Caso: Descrevendo a visão do produto

Como descrever as necessidades dos usuários por meio da modelagem ágil de casos de uso (episódios e histórias de usuário)? 

  • Estimativas e Planejamento Agile
  • Criando e gerenciando o product backlog / granularidade dos requisitos
  • Antes do planejamento da sprint
  • Criação do sprint backlog
  • Padrão de História de Usuário Agile: escopo do sistema (o assunto), atores, casos de uso, histórias de usuário, critérios de aceitação, o modelo INVEST
  • O Esqueleto Andante usando a Entrega Disciplinada Agile : De Processos à Tecnologia 
  • Como encontrar episódios e histórias de usuários com base em fluxos de valor?
  • Contribuição de valor dos episódios e histórias de usuário
  • Escrição de tarefas: granularidade e tamanho usando o modelo SMART
  • Estudo de Caso: Descobrindo episódios e histórias de usuários com base em fluxos de valor

Validando e testando a compreensão correta das especificações detalhadas 

  • Usando um processo incremental de coleta de requisitos e o sprint backlog
  • Regras para descrições eficientes de episódios, histórias de usuário e arquitetura
  • Diagramas para validar as descrições de episódios e histórias de usuário 
  • Como escolher o diagrama certo? 
  • Aprimorando características usando modelagem de casos de uso e relações
  • Testando a compreensão correta dos requisitos usando Requisitos Dirigidos por Testes
  • Estruturas Given/When/Then e Contratos Operacionais para guiar os desenvolvedores na implementação de requisitos
  • Análise de cobertura e gerenciamento de mudanças
  • Estudo de Caso: Validando, testando e comunicando os requisitos detalhados aos desenvolvedores

Conclusão

  • Etapas eficientes do processo de coleta e análise de requisitos 
  • Rastreabilidade entre requisitos e modelos de análise 
  • Padrões para a coleta e teste de requisitos 

Nota: As sessões de treinamento-mentoria acima são realizadas interativamente usando exemplos da Engenharia de Requisitos e Modelagem de ferramentas para garantir um bom nível de rastreabilidade entre os requisitos e as soluções subjacentes. Os conceitos são primeiro explicados usando exemplos básicos, seguidos por esboços de soluções para o seu caso potencial. Após esta sessão, podemos também acompanhá-lo revisando e validando suas soluções conforme suas necessidades.

 21 Horas

Declaração de Clientes (3)

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