Programa do Curso
Software Engineering 5 dias
Dia 1: Projeto Management
- Gerenciamento de projeto versus gerenciamento de linha e manutenção e suporte
- Definição de projeto e formulários de projeto
- Management – regras gerais e gestão de projetos
- Management estilos
- O que há de especial para projetos de TI?
- Processo básico do projeto
- Processo de projeto iterativo, incremental, em cascata, ágil e enxuto
- Fases do projeto
- Funções do projeto
- Documentação do projeto e outros artefatos
- Fatores suaves e peopleware
- PRINCE 2, PMBOK, PMI, IPMA e outros padrões de projeto
Dia 2: Business Análise e Requirements Engineering Fundamentos
- Definindo metas de negócios
- Business análise, gerenciamento de processos de negócios, melhoria de processos de negócios
- A fronteira entre análise de negócios e de sistema
- Partes interessadas do sistema, usuários do sistema, contexto do sistema e limites do sistema
- Por que os requisitos são necessários?
- O que somos engenharia de requisitos
- A fronteira entre engenharia de requisitos e projeto arquitetônico
- Onde a engenharia de requisitos costuma estar escondida?
- Engenharia de requisitos em desenvolvimento iterativo, enxuto e ágil e em integração contínua – FDD, DDD, BDD, TDD
- Processo, funções e artefatos de engenharia de requisitos básicos
- Padrões e certificações: BABOK, ISO/IEEE 29148, IREB, BCS, IIBA
Dia 3: Fundamentos de Arquitetura e Desenvolvimento
- Programming linguagens – paradigmas estruturais e orientados a objetos
- Desenvolvimento orientado a objetos – quanto é a história, quanto é o futuro
- Modularidade, portabilidade, manutenibilidade e escalabilidade de arquiteturas
- Definição e tipo de arquiteturas de software
- Arquitetura corporativa e arquitetura de sistema
- Programming estilos
- Programming ambientes
- Programming erros e como evitá-los e preveni-los
- Modelagem de arquitetura e componentes
- SOA, Web Services e microsserviços
- Construção automática e integração contínua
- Quanto design de arquitetura existe em um projeto?
- Programação extrema, TDD e refatoração
Dia 4: Garantia de Qualidade e Fundamentos de Teste
- Qualidade do produto: o que é? ISO 25010, FURPS etc.
- Qualidade do produto, experiência do usuário, modelo Kano, gestão da experiência do cliente e qualidade integral
- Design centrado no usuário, personas e outras maneiras de tornar a qualidade individual
- Qualidade suficiente
- Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade
- Estratégias de risco no controle de qualidade
- Os componentes da garantia de qualidade: requisitos, controle de processo, configuração e gerenciamento de mudanças, verificação, validação, teste, teste estático e análise estática
- Garantia de qualidade baseada em risco
- Testes baseados em risco
- Desenvolvimento orientado ao risco
- Curva de Boehm na garantia de qualidade e nos testes
- As quatro escolas de teste – qual atende às suas necessidades?
Dia 5: Tipos de Processos, Maturidade e Melhoria de Processos
- A evolução do processo de TI: de Alan Turing, passando pela Big Blue, até a startup enxuta
- Processo e organização orientada a processos
- A história dos processos no artesanato e nas indústrias
- Modelagem de processos: UML, BPMN e mais
- Gerenciamento de processos, otimização de processos, reengenharia de processos e sistemas de gerenciamento de processos
- Abordagens de processos inovadores: Deming, Juran, TPS, Kaizen
- A qualidade (do processo) é gratuita? (Philip Crosby)
- A necessidade e o histórico de melhoria de maturidade: CMMI, SPICE e outras escalas de maturidade
- Tipos especiais de maturidade: TMM, TPI (para teste), Requirements Engineering Maturidade (Gorschek)
- Maturidade do processo versus maturidade do produto: alguma correlação? Alguma relação causal?
- Maturidade de processos versus sucesso empresarial: alguma correlação? alguma relação causal?
- Uma lição abandonada: Prevenção automatizada de defeitos e o próximo salto em Productivity
- Tentativas: TQM, SixSigma, retrospectivas ágeis, estruturas de processos
Requirements Engineering - 2 dias
Dia 1: Elicitação de Requisitos, Negociação, Consolidação e Management
- Encontrando requisitos: o quê, quando e por quem
- Classificação das partes interessadas
- Partes interessadas esquecidas
- Definindo o contexto do sistema – definindo fontes de requisitos
- Métodos e técnicas de elicitação
- Prototipagem, personas e elicitação de requisitos por meio de testes (exploratórios e outros)
- Marketing e elicitação de requisitos – MDRA (“Market-Driven Requirements Engineering”)
- Priorizando requisitos: MoSCoW, Karl Wiegers e outras técnicas (incluindo MMF ágil)
- Refinando requisitos – “especificação por exemplo” ágil
- Negociação de requisitos: tipos de conflitos, métodos de resolução de conflitos
- Resolver incongruências internas entre alguns tipos de requisitos (por exemplo, segurança versus facilidade de uso)
- Rastreabilidade de requisitos – por que e como
- Mudanças no status dos requisitos
- Requisitos CCM, versionamento e linhas de base
- Visão do produto e visão do projeto sobre requisitos
- Gerenciamento de produtos e gerenciamento de requisitos em projetos
Dia 2: Análise de Requisitos, Modelagem, Especificação, Verificação e Validação
- Análise é o pensamento e o repensar que você faz entre a elicitação e a especificação
- O processo de requisitos é sempre iterativo, mesmo em projetos sequenciais
- Descrevendo requisitos em linguagem natural: riscos e benefícios
- Modelagem de requisitos: benefícios e custos
- As regras para usar linguagem natural para especificação de requisitos
- Definição e gerenciamento do glossário de requisitos
- UML, BPMN e outras notações de modelagem formais e semiformais para requisitos
- Usando modelos de documentos e frases para descrição de requisitos
- Verificação de requisitos – objetivos, níveis e métodos
- Validação – com prototipagem, revisões e inspeções e testes
- Validação de requisitos e validação de sistema
Teste - 2 dias
Dia 1: Design de Teste, Execução de Teste e Teste Exploratório
- Design de teste: após testes baseados em risco, escolha da maneira ideal de usar o tempo e os recursos disponíveis
- Design de teste “do infinito até aqui” – testes exaustivos não são possíveis
- Casos de teste e cenários de teste
- Design de teste em vários níveis de teste (do nível de teste de unidade ao sistema)
- Design de teste para testes estáticos e dinâmicos
- Business design de teste orientado e orientado à técnica (“caixa preta” e “caixa branca”)
- Tentativa de quebrar o sistema (“testes negativos”) e apoiar os desenvolvedores (testes de aceitação)
- Design de teste para alcançar cobertura de teste – várias medidas de cobertura de teste
- Design de teste baseado em experiência
- Projetando casos de teste a partir de requisitos e modelos de sistema
- Heurísticas de design de teste e testes exploratórios
- Quando projetar casos de teste? – abordagem tradicional e exploratória
- Descrevendo casos de teste – quantos detalhes?
- Execução de testes – aspectos psicológicos
- Execução de testes – registro e relatórios
- Projetando testes para testes “não funcionais”
- Projeto de teste automático e MBT (teste baseado em modelo)
Dia 2: Organização de Teste, Management e Automação
- Níveis de teste (ou fases)
- Quem faz os testes e quando? – várias soluções
- Ambientes de teste: custo, administração, acesso, responsabilidade
- Simuladores, emuladores e ambiente de teste virtual
- Testando em ágil scrum
- Testar a organização e a função da equipe
- Processo de teste
- Automação de testes – o que pode ser automatizado?
- Automação de execução de testes – abordagens e ferramentas
Declaração de Clientes (6)
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Abordagem muito boa do tema e baseada em exemplos práticos
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