Programa do Curso
Introdução ao Mapeamento do Fluxo de Valor
- Princípios da Metodologia Lean e o papel do VSM
- Terminologia-chave: valor agregado, não-valor agregado, tempo takt, tempo de ciclo total (lead time) e eficiência cíclica do processo
- Visão geral dos símbolos do VSM e convenções gráficas
Delineação e Seleção do Fluxo de Valor
- Escolha do produto, componente ou família de produtos para mapeamento
- Definição das fronteiras do processo e dos stakeholders
- Coleta de dados de desempenho inicial e métricas
Mapeando o Estado Atual
- Percorrer o processo: técnicas de coleta de dados e métodos de observação
- Documentar etapas do processo, fluxos, pontos de estoque e fluxos de informações
- Calcular tempos de processo: tempo cíclico, troca de produção, disponibilidade e tempos de espera
Identificação e Quantificação das MUDAS
- Classificar os sete desperdícios e outras formas de atividades não-valor agregadas
- Técnicas para quantificar o impacto do desperdício no tempo de ciclo total e custos
- Métodos de priorização para focar em MUDAS de alto impacto
Projetando o Estado Futuro
- Princípios para um fluxo melhorado: sistemas pull, alinhamento takt e nivelamento da carga de trabalho
- Recálculo dos tempos e desempenho esperado após as melhorias
- Visualização dos mapas do estado futuro e metas de desempenho-chave
Planejamento de Ações e Roteiro de Implementação
- Traduzir as mudanças do estado futuro em eventos Kaizen concretos e projetos
- Definir responsáveis, cronogramas, KPIs e métodos de verificação
- Gestão da mudança e sustentação das melhorias
Validação, Medição e Melhoria Contínua
- Configurar painéis de monitoramento e rotinas de medição
- Como executar implementações piloto e capturar lições aprendidas
- Fechando o ciclo: ciclos iterativos do VSM e refinamento contínuo
Resumo e Próximos Passos
Requisitos
- Compreensão dos conceitos básicos de processos e fluxo de trabalho
- Experiência em trabalhar com processos operacionais ou administrativos
- Familiaridade com métricas de desempenho, como tempo de ciclo e tempo de lead
Público-Alvo
- Praticantes de melhoria de processos
- Gestores de operações e líderes de equipe
- Membros de equipes de melhoria contínua / Lean
Declaração de Clientes (4)
Gostei do formato de grupo pequeno
Kristin Standen - Orica Canada
Curso - Lean Distribution: Implementing Lean in Distribution, Logistics, and Supply Chain Operations
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Os exercícios de simulação (workshop) me deram uma verdadeira noção do que é vivenciar o "enxugamento" dos processos. Isso proporciona um "efeito colante" às teorias discutidas.
Bethany Magpayo - InSolem SARL
Curso - Lean Services: Lean Management For The Service Industry
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Que após 3 dias de treinamento tenho uma visão completa sobre Agile como utilizá-los no meu caso, como calcular a eficiência, abordar funcionários negativos e muito mais.
Joanna Meza - Zurich Insurance
Curso - Managing Agile Projects with Lean and Kanban
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I was benefit from that Armor management personnel is taking it seriously.
Ed Huet - Armscor
Curso - Lean Management: Lean management in manufacturing
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