Programa do Curso

Introdução ao Mapeamento do Fluxo de Valor

  • Princípios da Metodologia Lean e o papel do VSM
  • Terminologia-chave: valor agregado, não-valor agregado, tempo takt, tempo de ciclo total (lead time) e eficiência cíclica do processo
  • Visão geral dos símbolos do VSM e convenções gráficas

Delineação e Seleção do Fluxo de Valor

  • Escolha do produto, componente ou família de produtos para mapeamento
  • Definição das fronteiras do processo e dos stakeholders
  • Coleta de dados de desempenho inicial e métricas

Mapeando o Estado Atual

  • Percorrer o processo: técnicas de coleta de dados e métodos de observação
  • Documentar etapas do processo, fluxos, pontos de estoque e fluxos de informações
  • Calcular tempos de processo: tempo cíclico, troca de produção, disponibilidade e tempos de espera

Identificação e Quantificação das MUDAS

  • Classificar os sete desperdícios e outras formas de atividades não-valor agregadas
  • Técnicas para quantificar o impacto do desperdício no tempo de ciclo total e custos
  • Métodos de priorização para focar em MUDAS de alto impacto

Projetando o Estado Futuro

  • Princípios para um fluxo melhorado: sistemas pull, alinhamento takt e nivelamento da carga de trabalho
  • Recálculo dos tempos e desempenho esperado após as melhorias
  • Visualização dos mapas do estado futuro e metas de desempenho-chave

Planejamento de Ações e Roteiro de Implementação

  • Traduzir as mudanças do estado futuro em eventos Kaizen concretos e projetos
  • Definir responsáveis, cronogramas, KPIs e métodos de verificação
  • Gestão da mudança e sustentação das melhorias

Validação, Medição e Melhoria Contínua

  • Configurar painéis de monitoramento e rotinas de medição
  • Como executar implementações piloto e capturar lições aprendidas
  • Fechando o ciclo: ciclos iterativos do VSM e refinamento contínuo

Resumo e Próximos Passos

Requisitos

  • Compreensão dos conceitos básicos de processos e fluxo de trabalho
  • Experiência em trabalhar com processos operacionais ou administrativos
  • Familiaridade com métricas de desempenho, como tempo de ciclo e tempo de lead

Público-Alvo

  • Praticantes de melhoria de processos
  • Gestores de operações e líderes de equipe
  • Membros de equipes de melhoria contínua / Lean
 14 Horas

Declaração de Clientes (4)

Próximas Formações Provisórias

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