Programa do Curso

Bloco 1: Requisitos sem engenharia de requisitos - boas e más práticas

  • Workshop 1 - Qual é a verdadeira origem dos requisitos?
  • Engenharia de requisitos ou análise comercial?
  • Engenharia de requisitos escondida na gestão de projectos
  • A engenharia de requisitos é uma das principais áreas de atuação da empresa Agile, ou seja, uma engenharia de requisitos realmente excelente (embora escondida sob uma terminologia exótica)
  • A engenharia de requisitos é da responsabilidade da equipa de desenvolvimento
  • Qualidade que será - os custos de não efetuar a engenharia de requisitos

Bloco 2: Quão precisos devem ser os requisitos?

  • Workshop 2 - de que depende a exatidão do livro de receitas?
  • A meticulosidade dos requisitos em função das consequências das falhas
  • A meticulosidade dos requisitos em função da dimensão e da complexidade do produto
  • A diligência dos requisitos em função das características organizacionais

Bloco 3: Requisitos bons e maus

  • Características (qualidades) dos bons requisitos
  • Parâmetros úteis dos requisitos e seus possíveis valores
  • Bons requisitos como parte do backlog do produto em agile

Bloco 4: Como obter requisitos

  • Workshop 3: Obtenção de requisitos
  • Visão do negócio e requisitos do sistema informático
  • Partes interessadas: nós, eles e os outros
  • Limite do sistema, contexto do sistema e o resto do mundo
  • Processo de elicitação de requisitos
  • Técnicas de recolha de requisitos
  • Validação e negociação dos requisitos

Bloco 5: Obtenção de requisitos

  • Obtenção exploratória de requisitos
  • Descrição dos requisitos em linguagem natural - benefícios e riscos, métodos de apoio
  • Modelação dos requisitos
    •  Utilização ligeira de modelação incompleta
    •  Histórias de utilizadores
    •  Diagramas de controlo-fluxo
    •  Diagramas de fluxo
    •  Diagramas de fluxo de dados (contextuais)
    •  Diagramas entidade-relacionamento
    •  UML: diagramas de casos de utilização
    •  UML: diagramas de actividades
    •  UML: diagramas de transição de estados
    •  UML: diagramas de interação
    •  UML: diagramas de estrutura
  • Descrições de requisitos: formatos, modelos, documentos ou ferramentas (ReQtest, DOORS, outras ferramentas)

Bloco 6: Requisitos e o que se segue?

  • Estimar a carga de trabalho com base nos requisitos
  • Ligação dos requisitos à visão do sistema, entre si, à arquitetura do sistema, aos componentes e aos testes
  • Como lidar com as mudanças nos requisitos
 14 Horas

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