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Programa do Curso

Domínio 1—O Processo de Auditoria de Sistemas de Informação (14%)

Fornecer serviços de auditoria em conformidade com os padrões de auditoria de TI para auxiliar a organização na proteção e controle dos sistemas de informação.

  • 1.1 Desenvolver e implementar uma estratégia de auditoria de TI baseada em riscos, em conformidade com os padrões de auditoria de TI, para garantir que áreas-chave sejam incluídas.
  • 1.2 Planejar auditorias específicas para determinar se os sistemas de informação estão protegidos, controlados e fornecem valor à organização.
  • 1.3 Realizar auditorias em conformidade com os padrões de auditoria de TI para atingir os objetivos de auditoria planejados.
  • 1.4 Relatar as constatações da auditoria e fazer recomendações aos principais interessados para comunicar resultados e promover mudanças quando necessário.
  • 1.5 Realizar acompanhamentos ou preparar relatórios de status para garantir que ações adequadas tenham sido tomadas pela gestão em tempo hábil.

Domínio 2—Governança e Gestão de TI (14%)

Fornecer garantias de que a liderança, estrutura organizacional e processos necessários estejam em vigor para alcançar os objetivos e apoiar a estratégia da organização.

  • 2.1 Avaliar a eficácia da estrutura de governança de TI para determinar se as decisões, direções e desempenho de TI apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.2 Avaliar a estrutura organizacional de TI e a gestão de recursos humanos (pessoal) para determinar se elas apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.3 Avaliar a estratégia de TI, incluindo a direção de TI, e os processos para seu desenvolvimento, aprovação, implementação e manutenção, para alinhamento com as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.4 Avaliar as políticas, padrões e procedimentos de TI da organização, e os processos para seu desenvolvimento, aprovação, implementação, manutenção e monitoramento, para determinar se eles apoiam a estratégia de TI e cumprem requisitos regulatórios e legais.
  • 2.5 Avaliar a adequação do sistema de gestão da qualidade para determinar se ele apoia as estratégias e objetivos da organização de forma eficaz em termos de custo.
  • 2.6 Avaliar a gestão e monitoramento de controles de TI (por exemplo, monitoramento contínuo, QA) para verificar o cumprimento das políticas, padrões e procedimentos da organização.
  • 2.7 Avaliar as práticas de investimento, uso e alocação de recursos de TI, incluindo critérios de priorização, para alinhamento com as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.8 Avaliar as estratégias e políticas de contratação de TI, e práticas de gestão de contratos, para determinar se elas apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.9 Avaliar as práticas de gestão de riscos para determinar se os riscos relacionados a TI da organização são gerenciados adequadamente.
  • 2.10 Avaliar práticas de monitoramento e garantia para determinar se o conselho e a gestão executiva recebem informações suficientes e oportunas sobre o desempenho de TI.
  • 2.11 Avaliar o plano de continuidade dos negócios da organização para determinar sua capacidade de continuar operações essenciais durante um período de interrupção de TI.

Domínio 3—Aquisição, Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Informação (19%)

Fornecer garantias de que as práticas para a aquisição, desenvolvimento, teste e implementação de sistemas de informação atendem às estratégias e objetivos da organização.

  • 3.1 Avaliar o caso de negócios proposto para investimentos em aquisição, desenvolvimento, manutenção e subsequente aposentadoria de sistemas de informação para determinar se ele atende aos objetivos de negócio.
  • 3.2 Avaliar as práticas de gestão de projetos e controles para determinar se os requisitos de negócios são alcançados de forma eficiente em termos de custo, enquanto gerenciam riscos à organização.
  • 3.3 Realizar revisões para determinar se um projeto está progredindo conforme os planos do projeto, é adequadamente apoiado por documentação e a relatória de status é precisa.
  • 3.4 Avaliar controles de sistemas de informação durante as fases de requisitos, aquisição, desenvolvimento e teste para verificar o cumprimento das políticas, padrões, procedimentos da organização e requisitos externos aplicáveis.
  • 3.5 Avaliar a prontidão dos sistemas de informação para implementação e migração para produção para determinar se os entregáveis do projeto, controles e requisitos da organização são atendidos.
  • 3.6 Realizar revisões pós-implementação de sistemas para determinar se os entregáveis do projeto, controles e requisitos da organização são atendidos.

Domínio 4—Operações, Manutenção e Suporte de Sistemas de Informação (23%)

Fornecer garantias de que os processos para operações, manutenção e suporte de sistemas de informação atendem às estratégias e objetivos da organização.

  • 4.1 Realizar revisões periódicas de sistemas de informação para determinar se eles continuam a atender aos objetivos da organização.
  • 4.2 Avaliar as práticas de gestão de níveis de serviço para determinar se o nível de serviço fornecido por prestadores de serviços internos e externos é definido e gerenciado.
  • 4.3 Avaliar as práticas de gestão de terceiros para determinar se os níveis de controle esperados pela organização são observados pelo provedor.
  • 4.4 Avaliar procedimentos operacionais e de usuário final para determinar se processos agendados e não agendados são gerenciados até a conclusão.
  • 4.5 Avaliar o processo de manutenção de sistemas de informação para determinar se eles são controlados efetivamente e continuam a apoiar os objetivos da organização.
  • 4.6 Avaliar as práticas de administração de dados para determinar a integridade e otimização dos bancos de dados.
  • 4.7 Avaliar o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento de capacidade e desempenho para determinar se os serviços de TI atendem aos objetivos da organização.
  • 4.8 Avaliar as práticas de gestão de problemas e incidentes para determinar se incidentes, problemas ou erros são registrados, analisados e resolvidos em tempo hábil.
  • 4.9 Avaliar as práticas de gestão de mudança, configuração e liberação para determinar se mudanças agendadas e não agendadas feitas no ambiente de produção da organização são adequadamente controladas e documentadas.
  • 4.10 Avaliar a adequação das provisões de backup e restauração para determinar a disponibilidade das informações necessárias para retomar o processamento.
  • 4.11 Avaliar o plano de recuperação de desastres da organização para determinar se ele permite a recuperação das capacidades de processamento de TI em caso de desastre.

Domínio 5—Proteção de Ativos de Informação (30%)

Fornecer garantias de que as políticas, padrões, procedimentos e controles de segurança da organização garantem a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos de informação.

  • 5.1 Avaliar as políticas, padrões e procedimentos de segurança de informações quanto à completude e alinhamento com práticas geralmente aceitas.
  • 5.2 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos controles de segurança do sistema e lógicos para verificar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
  • 5.3 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos processos e procedimentos de classificação de dados para alinhamento com as políticas, padrões, procedimentos da organização e requisitos externos aplicáveis.
  • 5.4 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos controles de acesso físico e ambientais para determinar se os ativos de informação estão adequadamente protegidos.
  • 5.5 Avaliar os processos e procedimentos usados para armazenar, recuperar, transportar e descartar ativos de informação (por exemplo, mídia de backup, armazenamento offsite, dados em papel/impressão, e mídia digital) para determinar se os ativos de informação estão adequadamente protegidos.

Requisitos

Não há pré-requisito fixo para este curso. A ISACA exige um mínimo de cinco anos de experiência profissional em auditoria de sistemas de informação, controle ou segurança para qualificar-se para a certificação completa. Você pode se inscrever para o exame CISA antes de atender aos requisitos de experiência da ISACA, mas a qualificação CISA é concedida após você atender aos requisitos de experiência. Nossos instrutores recomendam que os participantes obtenham o CISA o mais cedo possível em suas carreiras para praticar as práticas globalmente aceitas de auditoria de TI no dia a dia profissional.

 28 Horas

Declaração de Clientes (3)

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