Programa do Curso
1. Introdução à Gestão de Continuidade Empresarial
Esta seção do módulo oferece uma introdução básica à disciplina da gestão de continuidade empresarial, descreve como ela deve se integrar com a estratégia geral do negócio e fornece um breve panorama sobre a gestão de riscos.
1.1 A necessidade de Gestão de Continuidade Empresarial
1.2 O contexto da Gestão de Continuidade Empresarial no negócio
1.3 Comprometimento da liderança e da alta administração com a continuidade empresarial
1.4 Revisão dos Fundamentos da Gestão de Riscos
1.5 O Ciclo de Vida do Instituto de Continuidade Empresarial
2. Política e Gerenciamento do Programa BC
Esta seção do módulo descreve tanto as etapas iniciais quanto os requisitos para o gerenciamento contínuo do programa de gestão de continuidade empresarial.
2.1 Atividades Iniciais
2.2 Implementação do Programa BC
2.3 Continuidade da Cadeia de Suprimentos
2.4 Documentação
3. Compreendendo a Organização (Análise) – 10 horas
Esta seção do módulo descreve como o gerente de continuidade empresarial se dedica a entender a organização e inicia o programa geral de gestão de continuidade empresarial.
3.1 Identificação das Áreas Críticas para o Negócio
3.2 Terminologia
3.3 Análise de Impacto do Negócio
3.4 Análise de Requisitos de Continuidade
3.5 Avaliações de Ameaças e Vulnerabilidades
3.6 Escaneamento de Horizontes
3.7 Avaliação de Riscos
3.8 Avaliação de Opções
3.9 Análise de Caso de Negócio e Aprovação do Programa
4. Definição da Estratégia de Continuidade Empresarial (Design)
Esta seção do módulo descreve como a organização desenvolve uma estratégia geral de continuidade empresarial.
4.1 Opções Estratégicas
4.2 Pessoas
4.3 Premissas
4.4 Processos e Procedimentos
4.5 Tecnologia
4.6 Informação
4.7 Cadeia de Suprimentos
4.8 Stakeholders
4.9 Emergências Civis
5. Resposta à Continuidade Empresarial (Implementação) – 6 horas
Esta seção do módulo descreve como a organização desenvolve e implementa a resposta de continuidade empresarial.
5.1 Estrutura Geral de Resposta a Incidentes
5.2 Tipos de Plano
5.3 Planos de Gerenciamento de Incidentes
5.4 Planos de Continuidade Empresarial
5.5 Planos de Recuperação de Desastres
5.6 Planos de Retomada do Negócio
6. Exercícios, Manutenção e Revisão (Validação) – 4 horas
Esta seção do módulo descreve o programa geral de exercícios, manutenção e revisão da continuidade empresarial.
6.1 Exercícios e Testes de Planos
6.2 Manutenção de Planos
6.3 Revisão de Planos
7. Embutindo a Consciência de Continuidade Empresarial na Organização – 3 horas
Esta seção do módulo descreve como a consciência de continuidade empresarial deve ser incorporada à organização.
7.1 Consciência Geral
7.2 Treinamento de Habilidades
8. Apêndices
Esta seção do módulo descreve o programa geral de gestão de continuidade empresarial.
8.1 Glossário de Termos e Definições
8.2 Referências
Requisitos
Candidatos devem ter idealmente 1-2 anos de experiência em gestão de continuidade de negócios. Ter conhecimento do ISO 22301:2019, o padrão de gestão de continuidade de negócios, seria benéfico. O curso beneficiará principalmente aqueles já envolvidos nas áreas de gestão de continuidade de negócios, incluindo gerentes de negócios responsáveis por funções operacionais.