award icon svg Certificado

Programa do Curso

Objetivo:

O objetivo final é aprovar o exame CISA na primeira tentativa.

Processo de Auditoria de Sistemas de Informação (21%)

Fornecer serviços de auditoria em conformidade com os padrões de auditoria de TI para auxiliar a organização na proteção e controle dos sistemas de informação.

  • 1.1 Desenvolver e implementar uma estratégia de auditoria de TI baseada em riscos, em conformidade com os padrões de auditoria de TI, para garantir que áreas-chave sejam incluídas.
  • 1.2 Planejar auditorias específicas para determinar se os sistemas de informação estão protegidos, controlados e fornecem valor à organização.
  • 1.3 Realizar auditorias em conformidade com os padrões de auditoria de TI para atingir os objetivos planejados da auditoria.
  • 1.4 Relatar as descobertas da auditoria e fazer recomendações aos principais stakeholders para comunicar resultados e promover mudanças quando necessário.
  • 1.5 Realizar acompanhamentos ou preparar relatórios de status para garantir que ações adequadas tenham sido tomadas pela gestão em um prazo oportuno.

Governança e Gerenciamento de TI (17%)

Fornecer garantia de que a liderança, estrutura organizacional e processos necessários estão em vigor para alcançar os objetivos e apoiar a estratégia da organização.

  • 2.1 Avaliar a eficácia da estrutura de governança de TI para determinar se as decisões, direções e desempenho de TI apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.2 Avaliar a estrutura organizacional de TI e o gerenciamento de recursos humanos (pessoal) para determinar se eles apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.3 Avaliar a estratégia de TI, incluindo a direção de TI e os processos de desenvolvimento, aprovação, implementação e manutenção da estratégia para alinhamento com as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.4 Avaliar as políticas, padrões e procedimentos de TI da organização, bem como os processos de desenvolvimento, aprovação, implementação, manutenção e monitoramento, para determinar se eles apoiam a estratégia de TI e estão em conformidade com requisitos regulatórios e legais.
  • 2.5 Avaliar a adequação do sistema de gerenciamento de qualidade para determinar se ele apoia os estratégias e objetivos da organização de maneira eficiente em termos de custo.
  • 2.6 Avaliar o gerenciamento e monitoramento de controles de TI (por exemplo, monitoramento contínuo, QA) para verificar a conformidade com as políticas, padrões e procedimentos da organização.
  • 2.7 Avaliar práticas de investimento, uso e alocação de recursos de TI, incluindo critérios de priorização, para alinhamento com as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.8 Avaliar as estratégias e políticas de contratação de TI e práticas de gerenciamento de contratos para determinar se elas apoiam as estratégias e objetivos da organização.
  • 2.9 Avaliar práticas de gestão de riscos para determinar se os riscos relacionados a TI da organização são gerenciados adequadamente.
  • 2.10 Avaliar práticas de monitoramento e garantia para determinar se o conselho de administração e a gestão executiva recebem informações suficientes e oportunas sobre o desempenho de TI.
  • 2.11 Avaliar o plano de continuidade de negócios da organização para determinar sua capacidade de manter operações essenciais durante um período de interrupção de TI.

Aquisição, Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Informação (12%)

Fornecer garantia de que as práticas de aquisição, desenvolvimento, teste e implementação de sistemas de informação atendem às estratégias e objetivos da organização.

  • 3.1 Avaliar o caso de negócio para investimentos propostos em aquisição, desenvolvimento, manutenção e posterior desativação de sistemas de informação para determinar se eles atendem aos objetivos de negócios.
  • 3.2 Avaliar práticas de gerenciamento de projetos e controles para determinar se os requisitos de negócios são alcançados de maneira eficiente em termos de custo, enquanto se gerencia riscos à organização.
  • 3.3 Realizar revisões para determinar se um projeto está progredindo conforme os planos do projeto, é adequadamente suportado por documentação e o relato de status é preciso.
  • 3.4 Avaliar controles para sistemas de informação durante as fases de requisitos, aquisição, desenvolvimento e teste para verificar a conformidade com as políticas, padrões, procedimentos da organização e requisitos externos aplicáveis.
  • 3.5 Avaliar a prontidão dos sistemas de informação para implementação e migração para produção para determinar se os entregáveis do projeto, controles e requisitos da organização são atendidos.
  • 3.6 Realizar revisões pós-implementação de sistemas para determinar se os entregáveis do projeto, controles e requisitos da organização são atendidos.

Operações de Sistemas de Informação e Resiliência Empresarial (23%)

Fornecer garantia de que os processos de operações, manutenção e suporte de sistemas de informação atendem às estratégias e objetivos da organização.

  • 4.1 Realizar revisões periódicas de sistemas de informação para determinar se eles continuam a atender aos objetivos da organização.
  • 4.2 Avaliar práticas de gerenciamento de níveis de serviço para determinar se o nível de serviço fornecido por provedores internos e externos é definido e gerenciado.
  • 4.3 Avaliar práticas de gestão de terceiros para determinar se os níveis de controles esperados pela organização estão sendo seguidos pelo provedor.
  • 4.4 Avaliar procedimentos operacionais e de usuários finais para determinar se processos agendados e não-agendados são gerenciados até a conclusão.
  • 4.5 Avaliar o processo de manutenção dos sistemas de informação para determinar se eles são controlados efetivamente e continuam a apoiar os objetivos da organização.
  • 4.6 Avaliar práticas de administração de dados para garantir a integridade e otimização dos bancos de dados.
  • 4.7 Avaliar o uso de ferramentas e técnicas de monitoramento de capacidade e desempenho para determinar se os serviços de TI atendem aos objetivos da organização.
  • 4.8 Avaliar práticas de gerenciamento de problemas e incidentes para determinar se incidentes, problemas ou erros são registrados, analisados e resolvidos em um prazo oportuno.
  • 4.9 Avaliar práticas de gestão de mudanças, configuração e liberação para determinar se alterações agendadas e não-agendadas feitas no ambiente de produção da organização são adequadamente controladas e documentadas.
  • 4.10 Avaliar a adequação das provisões de backup e restauração para determinar a disponibilidade das informações necessárias para retomar o processamento.
  • 4.11 Avaliar o plano de recuperação de desastres da organização para determinar se ele permite a recuperação das capacidades de processamento de TI em caso de desastre.

Proteção de Ativos de Informação (27%)

Fornecer garantia de que as políticas, padrões, procedimentos e controles de segurança da organização garantem a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos de informação.

  • 5.1 Avaliar as políticas, padrões e procedimentos de segurança de informações quanto à completude e alinhamento com práticas geralmente aceitas.
  • 5.2 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos controles de sistema e segurança lógica para verificar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
  • 5.3 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos processos e procedimentos de classificação de dados para alinhamento com as políticas, padrões, procedimentos da organização e requisitos externos aplicáveis.
  • 5.4 Avaliar o design, implementação e monitoramento dos controles de acesso físico e ambientais para determinar se os ativos de informação estão adequadamente protegidos.
  • 5.5 Avaliar os processos e procedimentos utilizados para armazenar, recuperar, transportar e descartar ativos de informação (por exemplo, mídia de backup, armazenamento offsite, dados impressos em papel, e mídia digital) para determinar se os ativos de informação estão adequadamente protegidos.

Requisitos

  • 5 anos de experiência profissional em auditoria de TI ou no campo de segurança
  • Conhecimentos básicos na área de operação de tecnologia da informação, suporte empresarial por meio de tecnologia da informação e controle interno.

É possível reduzir a experiência profissional necessária para 4 anos se o candidato tiver um diploma de graduação ou para 3 anos se tiver um diploma de pós-graduação.

Você pode fazer o exame sem cumprir os requisitos de experiência profissional. No entanto, isso é uma condição que deve ser atendida dentro de 5 anos a partir da data em que o exame foi realizado. Se você não concluir isso em até 5 anos, sua nota aprovada no exame será considerada nula e sem efeito.

Público-alvo

  • auditores
  • auditores de sistemas de TI
  • gerentes de infraestrutura de TI,
  • gerentes de gerenciamento de riscos ou continuidade de negócios,
  • pessoas responsáveis por todos os aspectos do gerenciamento de TI
 28 horas

Declaração de Clientes (3)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas