Programa do Curso

Introdução ao curso

    Importância dos processos, Agilidade e o papel do Process Owner

Fundamentos da conceção de processos 

    Os Elements de um processo Responsabilidades do Proprietário do Processo  Patrocínio do processo Recursos para o processo  Conceção e melhoria do processo Gestão de processos Sensibilização para os processos 

Conhecimentos, competências e atributos do proprietário do processo 

Seleção de um proprietário de processo 

Funções relacionadas

    Gestor de processos  Proprietário de Processo Global Proprietário do Fluxo de Valor  Funções de um Service Management Office (SMO) 

As características de um processo Agile 

Agile Noções básicas

    O que é Agile? O Manifesto Agile Porque é que os projectos Agile são bem sucedidos 

Scrum Noções básicas 

    Scrum Funções, artefactos e eventos Scrum Pilares Scrum em poucas palavras  Scrum, Kanban, ou Ambos? 

Serviço Ágil Management Noções básicas

    Agile Service Management Valor  Serviço Ágil Management Funções, Artefactos e Eventos Características de um Processo Ágil Dois Aspectos do Serviço Ágil Management  Desenho de processos ágeis Melhoria do Processo Ágil 

Agile Conceção do processo 

    Criação e preenchimento de uma lista de pendências do processo  Personas Histórias de utilizadores Temas Épicos
Mapeamento da história do utilizador 
  • Encomendar e atualizar a lista de pendências do processo 
  • Processo Design Sprints 
  • O Proprietário do Processo e os Eventos Sprint 
  • Implementação do processo Incremento de processo potencialmente libertável 
  • Definição de 'Done' 
  • Planeamento da libertação 
  • Agile Melhoria de processos 
  • Alinhamento de processos com Goals estratégicos  CSI Sprints e Plan-Do-Check-Act  Sustentando as melhorias Avaliar a maturidade dos processos  Implementação de melhorias de processos Trabalhar com gestores de linha Superar a resistência à mudança 

      Medição do valor 

    Demonstração de valor Indicadores de desempenho principais e atrasados  Factores críticos de sucesso e indicadores-chave de desempenho Acordos de nível de serviço e acordos de nível operacional  Realização de revisões de medição Comunicar o desempenho 

      Ferramentas e tecnologias de melhoria de processos 

    Introdução 

    Desafios e factores críticos de sucesso

    Fontes de informação adicionais 

    Preparação para o exame

    Requisitos do exame, ponderação das perguntas e lista de terminologia  Exemplo de revisão de exame

    Requisitos

    PRÉ-REQUISITOS

    • Conclusão do trabalho anterior à aula 
    • Familiaridade com Scrum, TI e serviços de TI 

    AUDIÊNCIA

    O público-alvo do curso CAPO é:

    • Proprietários de processos
    • Gestores de processos 
    • Funcionários e gestores responsáveis pela conceção, reengenharia ou melhoria de processos
    • Consultores que orientam os seus clientes em iniciativas de melhoria de processos 
    • Qualquer pessoa responsável por: 
    • Gerir requisitos relacionados com processos 
    • Garantir a eficiência e eficácia dos processos 
    • Maximizar o valor dos processos
     14 horas

    Declaração de Clientes (4)

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    Gerenciamento Eficiente de Requisitos Usando Métodos Ágeis e Modelagem UML

    21 horas

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