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Programa do Curso
1. Fundamentos do AR e o Ecossistema AR
- Introdução ao AR: Definição, história e evolução. Diferenças entre VR, AR e MR (Realidade Mista).
- Aplicações de AR: Visão geral do setor (Comércio Eletrônico, Educação, Medicina, Jogos, Industrial).
- Tecnologias Chave de AR: Rastreamento – Rastreamento de Imagem, Detecção de Planos, Rastreamento Mundial, 6DOF vs. 3DOF.
- Ecossistemas Móveis: Introdução ao ARKit (iOS) e ARCore (Android). Discussão de suas capacidades e limitações.
- Ambiente de Desenvolvimento: Instalação do Unity e configuração da AR Foundation.
- Oficina 1: Configurando seu primeiro projeto AR.
2. Rastreamento de Posição e Colocação de Objetos
- Noções Básicas de Rastreamento Mundial: Planos Horizontais e Verticais (Detecção de Planos).
- Tratamento de Entrada: Detecção de Toque e Gestos. Conceitos de Raycasting em AR.
- Oficina 2: Colocando Objetos 3D no Mundo Real.
- Manipulação de Objetos: Escalamento, rotação e movimentação de modelos 3D pelo usuário.
- Oficina 3: Interagindo com Objetos. Adicionando Controles para a Manipulação de Modelos.
- Ancoras Persistentes: Salvando e Carregando Sessões AR.
3. AR Baseado em Imagem e Animação
- Rastreamento de Imagens: Princípios, Criação de Bibliotecas de Imagens de Referência.
- Oficina 4: AR Baseado em Imagem: Detectando um Poster/Gráfico e Sobrepondo um Modelo 3D ou Vídeo Nele.
- Animação e Efeitos Visuais: Incorporando Animação a Modelos 3D. Usando Sistemas de Partículas em AR.
- Oficina 5: Melhoria do Design. Adicionando animações e efeitos visuais simples.
- Rastreamento Facial e Corporal: Introdução à criação de filtros – princípios de funcionamento, máscaras 3D.
4. Rastreamento Avançado e UX/UI em AR
- Rastreamento de Objetos 3D: Digitalização e uso de objetos físicos como marcadores.
- Oclusão: Fazendo com que objetos virtuais pareçam escondidos atrás de objetos reais – a chave para realismo.
- Interface do Usuário (UX/UI) em AR: Desafios de design, design 3D, princípios de colocação de informações na tela (HUD).
- Oficina 6: Interface e Instruções: Adicionando uma UI ao seu projeto que indica a necessidade de digitalizar um espaço.
- Nuvem AR e Experiências Compartilhadas: Introdução a sessões AR multi-pessoas.
- Otimização de Desempenho: Dicas para modelos 3D, texturas e scripts.
5. Publicação, Ética e o Futuro do AR
- Testando Aplicativos AR: Desafios no teste (diferentes condições de iluminação, ambientes, dispositivos).
- Publicação de Aplicativos: Processo de exportação e publicação na Apple App Store e Google Play Store.
- Tendências Futuras em AR: WebAR, tecnologias de óculos AR (por exemplo, HoloLens, Magic Leap) e o potencial da Realidade Mista (MR).
- Ética, Privacidade e Segurança em AR: Aspectos legais e éticos relacionados à digitalização do espaço do usuário e aos dados.
- Projeto Final: Apresentação dos projetos concluídos pelos participantes, discutindo desafios e lições aprendidas.
Requisitos
- Não é necessário conhecimento técnico prévio
- Não é necessária experiência prévia em programação
- Experiência com linguagens de marcação (HTML, XML, etc) pode ser útil
35 Horas