Programa do Curso

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

  • Princípios-chave da conceção centrada no utilizador

  • Introdução da norma ISO9241 como um padrão importante no domínio da usabilidade

  • Esclarecer as diferenças entre usabilidade e experiência do utilizador

  • Identificar com confiança as necessidades e os objectivos do utilizador

2. INVESTIGAÇÃO DO UTILIZADOR

  • Indicar os componentes de utilização adequados

  • Métodos artesanais de entrevista com o público-alvo

  • Definir a diferença entre observação e interpretação

  • Recolher e analisar dados qualificados sobre os utilizadores

  • Desenvolver técnicas e métodos de investigação

3. ILUSTRAR O CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO

  • Identificar os potenciais utilizadores do seu produto ou sistema

  • Criar as personas do seu produto, interpretar as suas necessidades

  • Esclarecer o princípio da Lei de Hick sobre a relação entre o número de escolhas da interface do utilizador e a carga cognitiva

  • Definir e gerir os elementos das histórias de utilizadores

4. MEDIR A USABILIDADE

  • Definir a usabilidade em diferentes termos de eficácia, eficiência e satisfação

  • Utilizar dados comportamentais para identificar boas e más ideias de conceção

  • Escolher entre alternativas de conceção utilizando o método de teste a/b

  • Explicar o valor da conceção iterativa

5. ARQUITECTURA DA INFORMAÇÃO

  • Criar uma experiência estruturada a partir de informação desorganizada

  • Desenvolver um fluxo adequado entre uma pessoa e um produto ou serviço

  • Organizar, estruturar e rotular conteúdos, funções e características

  • Comparar um modelo de implementação, um modelo mental e um modelo concetual

6. CONCEPÇÃO DA INTERACÇÃO

  • Descrever com confiança diferentes padrões de conceção da interface do utilizador

  • Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

  • Definir facilmente o conceito de divulgação progressiva

  • Indicar a diferença entre o design de interação e uma arquitetura da informação

  • Definir a importância da consistência na conceção da interface do utilizador

7. CONCEPÇÃO VISUAL

  • Criar desenhos de interfaces de utilizador que explorem os princípios universais do design visual.

  • Identificar boas e más disposições de páginas

  • Escolher o controlo interativo correto na conceção de uma interface de utilizador

  • Melhorar os seus conhecimentos de investigação utilizando a metodologia de seguimento ocular

8. PROTOTIPAGEM DE INTERFACES

  • Escolher entre diferentes tipos de prototipagem, por exemplo, em papel e eletrónica

  • Descrever as diferenças entre protótipos e esboços

  • Identificar várias soluções de conceção diferentes antes de decidir sobre uma solução de conceção específica

  • Sketch protótipos em papel praticamente

9. AVALIAÇÃO DA USABILIDADE

  • Recordar as heurísticas de usabilidade de Jacob Nielsen e outros princípios de usabilidade

  • Indicar os diferentes tipos de avaliação da usabilidade

  • Registar os dados das avaliações de usabilidade

  • Avaliar a usabilidade dos sistemas aplicando as heurísticas de usabilidade.

Requisitos

Não são necessários requisitos específicos para frequentar este curso.

 28 horas

Declaração de Clientes (8)

Cursos Relacionados

Categorias Relacionadas