Programa do Curso
Dia 1
Introdução
Nomes bons e padronizados
-nomes de pacotes, arquivos, classes, métodos e funções, bem como variáveis, devem ter nomes significativos derivados do seu propósito
-devem ser legíveis
-devem ser pesquisáveis
-considere o namespace que estamos gerando; faz sentido?
Classes, objetos e estruturas de dados
-há uma diferença entre objetos que realizam ações e estruturas que simplesmente contêm dados
-quando usar estruturas de dados e por quê
-quando usar objetos e por quê
-OOD e abstração
-getters/setters e por quê
-é melhor ter muitas classes pequenas, com muitos métodos e funções pequenas
Comentários bons
-existem comentários bons e ruins;
-precisamos saber como gerar bons comentários e esquecer o resto
Dia 2
Funções
-fazer uma coisa só
-pequenas
-argumentos (bons e ruins)
-efeitos colaterais não intencionais
Tratamento de erros
-quando tratar erros, quando deixá-los propagar
-se tratarmos uma exceção, o que faremos com ela e por quê
-classes personalizadas de tratamento de erro
Formatação de código: como podemos melhorar a formatação do código
Design Guiado por Testes: Discussão aberta da ideia de Uncle Bob de que os programas devem ser TDD
Requisitos
Não há requisitos específicos necessários para participar deste curso.
Declaração de Clientes (2)
O professor abordou vários tópicos relevantes para o código limpo com exemplos práticos.
Ben van Oeveren - Movella
Curso - Clean Code
Máquina Traduzida
I really liked that there were a lot of practical exercises in which you could put the learned immediately into action.
Daniel Bubla
Curso - Clean Code
Máquina Traduzida