Programa do Curso

Parte I: Introdução

    Introdução História e motivação Tipos de VoIP e sua evolução SIP – principais conceitos Padronização SIP (RFC 3261 e outras normas relevantes)
Arquitetura UA – Agente do Usuário
  • Servidores predefinidos: Registrador, Localização, Proxy e Redirecionamento
  • Servidores de aplicativos
  • Identificação e endereçamento
  • Trapézio SIP
  • Servidores e seu funcionamento Cadastro
  • Servidor SIP nos modos Proxy e Redirecionamento
  • Servidores proxy sem estado e com estado
  • Servidor de localização
  • Registros SRV e DNS
  • registros uri/url/urn, ENUM e NAPTR
  • Mensagens de sinalização SIP (incluindo mensagens instantâneas e presença – extensões IMP) Estrutura da mensagem
  • solicitações de
  • Respostas
  • Exemplo de uma chamada
  • Cabeçalhos e parâmetros
  • Modelos IMP
  • SDP (Protocolo de Descrição de Sessão) Descrição da mídia
  • Lista padrão de codecs
  • Regras de negociação de sessão
  • Fluxos de chamadas – sinalização SIP Sessão SIP – exemplo principal RFC 3261
  • Exemplos de cenários de chamada
  • Conferência e PABX IP
  • Alterando mídia durante uma sessão
  • Usando IMP
  • Roteamento de solicitações e respostas SIP VIA cabeçalho
  • Cabeçalhos ROUTE e RECORD-ROUTE
  • Interligação SIP-PSTN SIP-T e SIP-I
  • Mídia inicial SIP e entroncamento SIP
  • Sinalização SIP-PSTN
  • SIP – problemas de segurança SIP seguro, RTP seguro e RTCP seguro
  • Implementações típicas de Secure SIP
  • Problemas práticos e perspectivas NAT e passagem de firewall
  • QoS
  • SIP e SDP na arquitetura 3GPP IMS
  • Conclusão e discussão
  • Parte II: Prática
  • SIP em ambiente LAN: XLite SIP UA + Asterisk Criação de contas Asterisk com um plano de discagem simples Configuração de XLite SIP UA (dtmf, codecs, nat, rtp, timer, Register) e telefones SIP (Polycom, Gigaset, Yealink, Linphone) Registro, iniciar e receber chamadas Chamadas P2P com Linphone
  • Análise de sinalização SIP usando Wireshark Configuração de um servidor
  • Registro de sinalização SIP e fluxos de mídia RTP
  • Análise de pacotes SIP. Recuperação de uma chamada específica
  • Problemas de qualidade de voz. Buffer de instabilidade. Recuperação de sinalização DTMF (RFC 2833, INFO). Solução de problemas de codec e DTMF (transcodificação, falha no codec GSM, duplicação de tom DTMF)
  • VoIP monitorar
  • SDP, parâmetros e atributos de SDP de mensagens instantâneas e presença (IM&P)
  • Métodos SUBSCRIBE, PUBLISH e MENSAGEM SIP
  • Praticando IM&P com XLite e Linphone
  • Fluxos de chamadas SIP Registro SIP com registro DNS SIP SRV

      Registro de telefone SIP usando DNS-SRV
    Fluxos de chamadas com DNS Analisando sinalização de chamadas SIP usando Wireshark
  • Solução de problemas – tempo limite de DNS, latência
  • Troncos SIP Estabelecendo um tronco SIP de teste
  • Solução de problemas (DOS, DDOS, fraude, cps)
  • Problemas de segurança SIP Segurança SIP com IPSec
  • Segurança com SIP seguro
  • Telefonia IP – risco de fraudes
  • Prevenção de DDOS e outros tipos de ataques
  • Iniciando serviços baseados em SIP VoIP Configuração de um switch
  • Configuração e registro do cliente SIP
  • Software Asterisk PBX / Softswitch Freeswitch / Cisco Gerenciador de chamadas
  • Linux CentOS
  • Drivers TDM2IP
  • Softphones (XLite, Linphone)
  • Servidor de hardware
  • Cartão/gateway TDM2IP
  • Telefone rígido (Polycom, Gigaset, Yealink)Codecs de configuração de softphone/hardphone
  • Usuário/Senha/Servidor SIP/Proxy/Portas
  • Operação e sinalização para: Chamada de 3 Vias
  • Encaminhamento de chamadas
  • Transferência de chamada do atendente
  • MWI, BLF
  • Autoprovisionamento Yealink
  • Restrições dependentes do fornecedor
  • Problemas de SIP e tradução de endereços de rede (NAT) Tipo e estrutura de NATs
  • STUN (travessia simples de UDP por meio de NATs)
  • Qualidade de VoIP chamadas – solução de problemas Chamada conectada – mídia ausente
  • Principais fatores de QoS Atraso, jitter, tamanho do buffer de reprodução
  • VoIP métricas de qualidade RTCP – atraso e jitter
  • MOS de acordo com o modelo ITU-T G.107 E
  • VoIP ferramentas de monitoramento de qualidade (Voipmonitor)
  • Telefonia IP baseada em nuvem
  • Concluir e abordar o SIP e VoIP questões relacionadas enviadas pelos participantes
  •  21 horas

    Declaração de Clientes (5)

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