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Programa do Curso
Introdução ao SAP S/4HANA
- Visão geral do SAP S/4HANA e suas principais funcionalidades
- O papel das vendas na estrutura empresarial global do SAP S/4HANA
- Principais mudanças do SAP ECC para o SAP S/4HANA
- Interface do utilizador: Visão geral do SAP Fiori
Estruturas organizacionais de vendas
- Definição de organizações de vendas, canais de distribuição e divisões
- A importância da área de vendas e como ela é estruturada
Visão geral do processo de vendas
- Compreender o fluxo principal do processo de vendas SAP S/4HANA
- Visão geral do gerenciamento e atendimento de pedidos de vendas
- Principais pontos de integração com outros módulos (por exemplo, Finance, Procurement)
Documentos de vendas
- Estrutura e processamento de documentos de vendas
- Criação e gestão de pedidos de vendas
- Tipos de documentos de vendas (encomendas normais, cotações, contratos, devoluções)
Determinação de preços e descontos
- Introdução aos conceitos e procedimentos de fixação de preços SAP
- Condições de determinação de preços, tipos de preços e configuração
- Aplicação de descontos, sobretaxas e preços especiais
Verificação de disponibilidade e processamento de encomendas em atraso
- Realização de verificações de disponibilidade durante a criação de encomendas
- Visão geral do processamento de encomendas em atraso e reprogramação de encomendas
Entrega Management
- Criação e gestão de documentos de entrega
- Tipos de entrega e respectivas configurações
- Processamento de entregas: recolha, embalagem e saída de mercadorias
Expedição e transporte
- Síntese das funções de expedição e planeamento do transporte
- Configuração de itinerários de transporte e planeamento de expedições
- Integração com gestão de armazém e inventário
Processo de faturação
- Visão geral do ciclo de faturação no SAP S/4HANA
- Criação e gestão de documentos de faturação
- Processamento de facturas, cálculo de impostos e notas de crédito
Análise no SAP S/4HANA
- Visão geral da análise incorporada no SAP S/4HANA Sales
- Relatórios padrão e KPIs no acompanhamento do desempenho de vendas
- Utilização de aplicações SAP Fiori para análise de vendas
Crédito e risco Management
- Gestão de limites de crédito para clientes
- Integração da gestão de crédito com o processamento de encomendas de vendas
- Tratamento de encomendas bloqueadas e controlos de crédito
Devoluções e reclamações Management
- Gestão de processos de devolução e tratamento de reclamações
- Processamento de notas de crédito e ordens de devolução
- Determinação de preços e liquidação relacionados com as devoluções
Dados mestre em vendas
- Dados mestre de cliente, mestre de material e mestre de condições
- Configuração de campos de dados mestre específicos de vendas
- Atualização e sincronização de dados entre módulos
Configuração do processo de vendas
- Configuração de tipos de documentos de vendas e categorias de itens
- Atribuição de organizações de vendas e centros a documentos
- Personalização de esquemas de cálculo, descontos e sobretaxas
Considerações sobre projectos e integração
- Dicas para implementar o SAP S/4HANA Sales em projetos reais
- Pontos de integração com outros módulos SAP (MM, SD, FI, CO)
- Melhores práticas para otimização do sistema e melhoria do desempenho
Resumo e próximos passos
Requisitos
- Conhecimento básico dos processos de venda
- Conhecimentos básicos SAP
Público-alvo
- Profissionais de vendas e distribuição
- SAP consultores funcionais
- Business proprietários de processos
28 Horas