Programa do Curso

Introdução

  • O que é Rust?
  • Rust versus outras linguagens de programação
  • Visão geral das funcionalidades e arquitetura do Rust

Compreendendo Rust

  • O ciclo de vida de um programa em Rust
  • Como o Rust se integra com outras linguagens
  • A abordagem do Rust para segurança de memória e concorrência

Começando

  • Configurando o Ambiente de Desenvolvimento
  • Instalando Rust como uma cadeia de ferramentas de programação
  • Configurando o ambiente do Rust
  • Usando o gerenciador de pacotes Cargo

Sintaxe e Conceitos Básicos

  • Variáveis e tipos de dados
  • Fluxo de controle e loops
  • Funções e módulos
  • Propriedade e empréstimo no Rust

Estructuras, Enums e Correspondência de Padrões

  • Definindo e usando estruturas
  • Criando e correspondendo enums
  • Correspondência de padrões no Rust

Gerenciamento de Erros

  • Lidando com erros usando tipos Result e Option
  • Lidando com pânico usando panic! e unwrap()
  • Escrevendo tipos de erro personalizados

Módulos e Pacotes

  • Organizando o código em Rust
  • Criando e usando módulos
  • Construindo e publicando pacotes do Rust com Cargo

Testes e Documentação

  • Escrevendo testes em Rust
  • Usando o framework de teste integrado
  • Documentando o código do Rust com comentários e docstrings

Conceitos Básicos de Concorrência

  • Introdução à concorrência em Rust
  • Criando e gerenciando threads
  • Sincronização e passagem de mensagens

Integrando o Rust com bases de código existentes

  • Interfazendo Rust com outras linguagens de programação
  • Chamando funções do Rust a partir de código C ou C++
  • Expondo APIs do Rust para outras linguagens

Idiomas e Melhores Práticas Comuns

  • Explorando estilos de codificação comuns no Rust
  • Seguindo as convenções da comunidade do Rust
  • Utilizando bibliotecas e frameworks populares

Solução de Problemas

  • Identificando e resolvendo problemas comuns em programas do Rust

Resumo e Próximos Passos

Requisitos

  • Compreensão de conceitos básicos de programação
  • Experiência com pelo menos uma linguagem de programação (preferencialmente C ou C++)

Público-Alvo

  • Desenvolvedores
 14 Horas

Declaração de Clientes (2)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas