Programa do Curso

Análise

    Introdução à análise da web Raízes do campo da análise da web Importância da análise da web na estratégia de marketing Visão geral das ferramentas analíticas disponíveis Introdução a Piwik PRO
Sessões de usuário e eventos registrados De onde vêm os dados nos relatórios?
  • Definições e compreensão de sessões e eventos
  • Visão geral dos tipos de eventos: visualizações de página
  • Pesquisas (Searches)
  • Downloads de arquivos
  • Cliques em links (outlinks)
  • Eventos personalizados
  • Consumo de conteúdo (impressão/interação de conteúdo)
  • Conversões (Goal Conversões)
  • Rastreamento de sessão e depuração do rastreador de log de sessão
  • Depurador rastreador
  • KPIs básicos e sua importância Visão geral dos principais indicadores de desempenho (KPIs): Sessões
  • Visualizações de página
  • Visitantes/usuários únicosTaxa de rejeição
  • Taxa de retorno de visitantes
  • Usando KPIs na análise de desempenho
  • Noções básicas de relatórios Relatórios de dispositivos
  • Relatórios sobre origens de tráfego
  • Relatórios de subpáginas - páginas
  • Relatórios de tipos específicos de eventos
  • Segmentação de relatórios
  • Compare segmentos e períodos de tempo
  • Conversões Compreender e acompanhar conversões
  • Relatórios de conversão e métricas relacionadas
  • Recursos de relatórios relacionados a conversões
  • Relatórios personalizados Crie seus próprios relatórios
  • Explorer como uma ferramenta analítica universal
  • Fluxo do usuário e análise do caminho do usuário
  • Funil (funil de conversão) e seu uso para analisar caminhos de conversão
  • Painéis e widgets
  • Configurações adicionais Suas próprias dimensões de dados – o que são e exemplos de aplicação
  • Agrupamento de valores de dimensões padrão e personalizadas
  • Uso de métricas calculadas
  • Agrupamento personalizado de canais
  • Agendamento de envios de relatórios e alertas por e-mail
  • Relatórios adicionais de Heatmap – instalação e operação
  • Google Search - método de integração, dados disponíveis e limitações
  • Google Anúncios - integração e análise de dados
  • Relatórios de desempenho da página
  • Gerenciando usuários e permissões Criando e gerenciando contas de usuários
  • Compreendendo a hierarquia de permissões em Piwik PRO
  • Concessão e gerenciamento de permissões
  • Grupos de usuários
  • Permissões do módulo
  • Registro de auditoria
  • Introdução à API de relatórios e dados brutos Piwik PRO
  • Exemplos de aplicativos API
  • Uso de clientes HTTP como Postman/Insomnia
  • Gerenciador de consentimento
  • O que é o Consent Manager e para que serve O papel das mensagens de consentimento Histórico e introdução a GDPR Finalidade e funções do Consent Manager Boas e más práticas - exemplos
  • Configure o Consent Manager na página Layout da interface
  • Conteúdo da mensagem – possibilidades e requisitos legais
  • Categorias de consentimento
  • Suporte para vários idiomas
  • Limitações da vinculação de identidade de rastreamento anônimo
  • Precisão de dados
  •  
  • Aspectos de implementação
  • Configurações Piwik PRO para um determinado site Visão geral e explicação das configurações globais
  • Incorporando o código na página Implementando o código de rastreamento
  • Configuração do CORS

      Parametrização de ambientes
    Configuração do Consent Manager Possibilidade de construir sua própria interface ou integrá-la com mecanismos existentes.
  • Configuração do rastreador Configuração correta de domínios e cookies
  • Configurações adicionais do rastreador
  • Gerenciador de tags
  • Como funciona o navegador Elementy endereço da página Como carregar a página
  • O que são tags Introdução ao HTML, CSS e JavaScript
  • Estrutura do documento HTML (cabeçalho, corpo + arquivos)
  • O papel das tags na criação e modificação de sites
  • Exemplos de tags HTML

    Noções básicas JavaScript no navegador Sintaxe básica JavaScript

      Console.log e depuração de código
    Recursos, eventos e interações do usuário
  • Objetos de documento e janela, elementos DOM
  • Usando querySelector e querySelectorAll
  • Métodos úteis adicionais
  • O que é Tag Manager?Objetivo e funções do Tag Manager
  • O conceito de tags, gatilhos e variáveis
  • Como carregar o Tag Manager em um site
  • DataLayer – introdução e aplicação
  • Métodos de rastreamento de visualizações de página Rastreamento de visualizações de página para páginas recarregadas clássicas
  • Rastreamento de visualizações de página para aplicativos de página única (SPA)

      Rastreamento sob demanda – Visualizações de páginas virtuais
    Configuração e relatórios em relação a fragmentos de URL (âncoras)
  • Tags personalizadas JavaScript
  • Tags de funcionalidade Piwik PRO
  • Tags de integração externa
  • Mudanças dinâmicas HTML usando tags
  • Regras de inicialização (gatilhos) Gatilhos básicos: URL, clique
  • Detecção de cliques e suas limitações
  • Gatilhos avançados: presença de elemento, acionamento de tags via dataLayer
  • Variáveis usando a variável “Click Element”
  • Criando funções em variáveis
  • Variáveis de solução de problemas
  • Acionamento de tags com base em variáveis
  • Sistema de registro de alterações e publicação Registro de alterações e controle de versão
  • Testando alterações usando o cookie de depuração
  • O processo de publicação e implementação de tags
  • Soluções avançadas Personalização de sites HTML - Exemplo de rastreamento de conteúdo
  • Gatilhos baseados em DataLayer
  • Otimização e desempenho do Gerenciador de tags
  • Melhores práticas e estudos de caso Discussão das melhores práticas no uso do Tag Manager
  • Análise de casos de uso específicos
  • Sucessos e armadilhas associados à implementação do Tag Manager
  • Resumo e discussão Resumo do material discutido
  • Respostas às perguntas dos participantes
  • Discussão sobre experiências relacionadas à implementação e uso do Tag Manager
  • Requisitos

    Os participantes devem ter conhecimentos básicos de marketing e desenvolvimento web. Será útil ter alguma experiência em HTML, CSS e/ou JavaScript, embora não seja essencial.

    Os participantes devem também ter um conhecimento básico da análise da Web e do seu papel na estratégia de marketing.

    Recomenda-se que os participantes tenham acesso à sua conta Piwik PRO antes de frequentarem o curso.

     14 horas

    Cursos Relacionados

    Categorias Relacionadas