Programa do Curso

============== Dia 01 =====================

Introdução

    Por que BDD? BDD como uma extensão da Agile Agenda para o Dia 01

Aplicando BDD em diferentes estágios do ciclo de desenvolvimento de software

    Antes do desenvolvimento Durante o desenvolvimento Depois do desenvolvimento

Um idioma para governar todos eles

    Engenheiros e não engenheiros falam línguas diferentes Preenchendo a lacuna por meio do BDD Uma prévia da linguagem BDD: Gherkin

As diferentes funções do BDD

    BDD como requisitos do produto (para o proprietário do produto) BDD como critérios de aceitação (para desenvolvedores) BDD como casos de teste (para testadores) BDD como uma descrição do produto (para outras partes interessadas)

Voltar para Agile: Tudo começa com histórias de usuários

    Visão geral do ciclo de desenvolvimento Agile O papel das histórias de usuário no desenvolvimento Agile

Sessão de perguntas e respostas e discussão

Questionário

Criando uma história de usuário Good

    Usando a linguagem certa Função, Ação e Resultado
Um exemplo de história de usuário
  • Atividade – Escrevendo uma História de Usuário
  • Escrevendo sua primeira história de usuário - atividade individual Reforçando suas histórias de usuário - atividade em equipe Entregando sua história de usuário - atividade em equipe

      Histórias de usuários em projetos reais

    Dinâmica de equipe Ferramentas e técnicas User Stories no ciclo de desenvolvimento de software

      Para o BDD

    Estendendo a história do usuário Apresentando o arquivo de recursos Capturando o comportamento esperado do software Imaginando como seria o comportamento "inesperado"

      Criando um arquivo de recurso Good

    Usando a linguagem certa (Gherkin) Dado, quando, então

      Um exemplo de arquivo de recurso
    Atividade - Escrevendo um Arquivo de Funcionalidades - PARTE 01
  • Escrevendo seu primeiro arquivo de recursos - atividade individual Seção de recursos Seção de cenário
  • Apertando seu arquivo de recursos - atividade da equipe

      Entregando seu arquivo de recursos - atividade da equipe
    Arquivos de recursos em projetos reais
  • Dinâmica de equipe Ferramentas e técnicas User Stories no ciclo de desenvolvimento de software
  • Sessão de perguntas e respostas e discussão
  • Questionário

      Configurando seu ambiente

    Tornando Gherkin bonito A alegria da produtividade

    Atividade - Escrevendo um Arquivo de Funcionalidades - PARTE 02

    Escrevendo seu arquivo de recursos - atividade individual Passando vários argumentos para a seção Esboço do cenário do cenário

      Apertando seu arquivo de recursos - atividade da equipe

    Entregando seu arquivo de recursos - atividade da equipe

      Sessão de perguntas e respostas e discussão
    Questionário
  • Observações finais
  • ============== Dia 02 =====================
  • Introdução

    Recapitulação da agenda do dia anterior para o dia 02

    Seu próprio produto – uma introspecção

    Descrevendo seu produto Desenhando uma imagem de seu produto

    Estendendo a cobertura de testes

      Usabilidade do sistema Business requisitos Business processos

    Atividade - Escrevendo um Arquivo de Funcionalidades - PARTE 03

      Escrevendo seu arquivo de recursos - atividade individual Seção de exemplos Reutilizando dados e cenários Organizando recursos e cenários com tags

    Apertando seu arquivo de recursos - atividade da equipe

      Entregando seu arquivo de recursos - atividade da equipe

    Sessão de perguntas e respostas e discussão

      Questionário
    O arquivo de recurso - O que deixar de fora
  • O que deixar para os engenheiros Funcionalidade de baixo nível (testes unitários) Funcionalidade exaustiva entre componentes (integração e testes de API)
  • Sessão de perguntas e respostas e discussão
  • Questionário

    Seu próprio produto – uma introspecção

    Quão utilizável é o seu produto? Quão utilizável é o seu produto para usuários externos?

      Communication com pessoas fora da sua equipe

    Observações finais

    Requisitos

    • Uma compreensão dos conceitos de requisitos do utilizador
    • Um olhar perspicaz para a bondade e inadequação do software, na perspetiva do utilizador final
    • Programming e experiência em testes não são necessários

    Público

    • Proprietários e gestores de produtos
    • Business analistas
    • Testadores manuais
    • Utilizadores finais de um produto ou sistema de software
    • Não engenheiros e não programadores envolvidos na conceção do produto
      14 horas
     

    Declaração de Clientes (10)

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    Cucumber: Implementing BDD with Java

      7 horas

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