Programa do Curso

Introdução

Visão Geral de Conceitos de Backup e Recuperação

  • Compreendendo a importância do backup e recuperação
  • Tipos de falhas e seu impacto nos bancos de dados
  • Oracle Database Arquitetura de Backup e Recuperação 19c

Configurando as Configurações de Backup e Recuperação

  • Configurando a área de recuperação rápida (FRA)
  • Definindo políticas de backup e recuperação
  • Configurando o ambiente RMAN

Realizando Backups com RMAN

  • Backup completo do banco de dados
  • Backups incrementais
  • Estratégias de backup para bancos de dados multitenant (CDB e PDB)
  • Arquivamento e gerenciamento de logs de redirecionamento arquivados

Estratégias e Práticas Recomendadas para Backup

  • Escolhendo a estratégia de backup correta: completo, incremental ou diferencial
  • Implementando as estratégias de backup sugeridas pela Oracle
  • Práticas recomendadas para retenção e validação de backups

Compreendendo Operações de Recuperação

  • Recuperando erros do usuário
  • Recuperação de mídia: recuperação de arquivo, espaço de tabela e bloco
  • Recuperação em ponto no tempo (PITR)

Recuperando-se de Falhas Database

  • Visão geral da recuperação de instância e de mídia
  • Recuperando a partir da perda do arquivo de controle e do log de redirecionamento
  • Cenários de recuperação no ambiente multitenant (recuperação de CDB e PDB)

Tecnologia Flashback para Recuperação Database

  • Visão geral da tecnologia Flashback Oracle
  • Usando Flashback Database, Flashback Table e Flashback Drop
  • Configurando e gerenciando a tecnologia Flashback

Realizando Recuperação de Desastres

  • Planejamento e implementação de estratégias de recuperação de desastre
  • Integração do Data Guard com RMAN para a recuperação de desastre
  • Práticas recomendadas para a recuperação de desastres no Oracle Database 19c

Resumo e Próximos Passos

Requisitos

  • Compreensão básica da administração de banco de dados Oracle
  • Familiaridade com SQL e PL/SQL

Público-Alvo

  • Administradores de Database
  • Profissionais de TI
 14 Horas

Declaração de Clientes (5)

Próximas Formações Provisórias

Categorias Relacionadas