Programa do Curso

Revisão

  • Herdança e Interfaces
  • Referências de Objeto vs Herança
  • Poliomorfismo
  • Métodos Estáticos e Padrão em Interfaces
  • Coleções e Genéricos
  • Genéricos (Herdança, Wildcards)
  • Escrevendo Tipos Genéricos

Padrões de Design

  • Criação de Objetos
  • Métodos e Campos Estáticos
  • Operador new
  • Padrões de Criação
  • Herdança vs Composição / Prós e Contras
  • Padrão Composite
  • Classes Internas

Reflexão

  • A Classe chamada Class
  • Encontrando Campos, Métodos e Construtores
  • Acessando Campos, Invocando Métodos
  • Analisando Arrays

Anotações

  • Anotações na API Java (@Override, @Deprecated)
  • Definindo Anotações

Programação Funcional

  • Visão Geral de Expressões Lambda
  • Expressões Lambda e Interfaces Funcionais
  • Usando Expressões Lambda
  • Trabalhando com Referências de Método

A API Stream

  • Streams e Coleções
  • Filtrando Coleções
  • Encadeamento e Pipelining

A API Date/Time

  • APIs Legadas
  • A API Date/Time (JSR 310)
  • Eventos Baseados em Data e Tempo
  • Selos de Tempo, Períodos e Durações
  • Realizando Cálculos
  • Formatação
  • Localização / Fuso Horário

Noções Básicas do JUnit

  • Visão Geral do JUnit, Desenvolvimento Orientado a Testes
  • Testes e Aserções
  • Trabalhando com Exceções
  • Organizando Testes com JUnit
  • Escrevendo Fixtures - @Before, @After
  • Suites de Teste e Outras Capacidades
  • Noções sobre Objetos Mock

Ferramentas de Construção

  • Visão Geral do Ant
  • Visão Geral do Maven

Classe Abstrata

  • Princípios de Declaração e Implementação de Classes Abstratas
  • Problemas Típicos Encontrados ao Trabalhar com Classes Abstratas

O Papel das Classes, Classes Abstratas e Interfaces no Modelo da Aplicação

  • Graus de Abstração Orientada a Objetos em Java
  • O Modelo Completo de Objeto em Java
  • Modelo de Programa Orientado para Interfaces, Classes Abstratas e Interfaces para Maior Flexibilidade e Independência entre os Subsistemas da Aplicação
  • Aplicações de Classes Abstratas para Extrair Funcionalidades Comuns, Estendidas pela Implementação que Oferecem Flexibilidade às Interfaces

O Papel dos Objetos Dinâmicos e Estáticos no Modelo da Aplicação

  • Classes Java Estáticas e Propriedades Dinâmicas dessas Classes
  • Fazendo uma Distinção na Funcionalidade de Ambos os Tipos de Entidades dentro do Java e Usos Típicos, bem como Exemplos de Boa Prática no Design de Soluções Baseadas em Entidades Estáticas e Dinâmicas do Java
  • Introdução aos Padrões de Design
  • Introdução ao Padrão de Design Factory

Operações com Tipos Simples e Classes Wrapper

  • Fatos Muito Importantes e Técnicas para Estender o Uso de Tipos Simples no Modelo de Objetos Java.
  • Discussão sobre o Papel das Classes Wrapper em Tipos Simples e Aplicações Típicas desse Tipo na Aplicação

Objetos Especiais do Java, a Classe String, StringBuilder e StringBuffer

  • Lembrete das Propriedades Básicas da Classe String e Discussão sobre o Tratamento de Objetos String pela Máquina Virtual
  • O Uso de Classes Buffer e Operações em Cadeias

Formatação e Análise, Expressões Regulares

  • Introdução às Expressões Regulares no Java
  • Discussão de Técnicas Básicas para Tratar Expressões Regulares (Classe String) bem como Técnicas Avançadas Baseadas em Classes Dedicadas a esse Tipo de Construção

Requisitos

  • Conhecimento sobre a linguagem Java e Orientação a Objetos. Os participantes precisam conhecer pacotes, fluxos de controle e laços, classes concretas básicas e interfaces básicas.

 21 Horas

Declaração de Clientes (5)

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