Programa do Curso

Introdução à linguagem UML

    Uma breve história UML Visão geral dos problemas no campo da modelagem orientada a objetos Especificação OMG UML Visão geral dos diagramas UML

Gerenciamento de requisitos

    Divisão de requisitos Categorias de requisitos de acordo com a FURPS Métodos de coleta de requisitos Modelagem de requisitos usando a notação UML Matriz de dependência de requisitos Criação de especificações de requisitos com base em diagramas

Modelagem de processos de negócios

    Definição de processos de negócios Modelagem de processos de negócios em UML Diagrama de atividades Decisão e fluxos simultâneos Exceções e tratamento de exceções Partições, trilhas

Modelagem de requisitos não funcionais

    Uso de diagramas de componentes e implementação Arquitetura inicial do sistema - lógica e física Modelagem de requisitos relacionados à segurança, desempenho, confiabilidade do sistema

Modelagem de requisitos funcionais

    Determinar o escopo do sistema Modelar a funcionalidade do sistema usando um diagrama de casos de uso Identificar atores e relacionamentos entre eles Reconhecer casos de uso Associação "ator - caso de uso" e suas propriedades Relacionamentos entre casos de uso: incluir, estender, generalização
Criação de cenários de casos de uso e geração de diagramas baseados neles (atividade, máquina de estado)
  • Modelo de sistema analítico
  • Usando um diagrama de sequência Tipos de mensagens: assíncronas, síncronas, de retorno Especificando a ordem de numeração das mensagens Categorias de objetos analíticos: Limite, Controle e Entidade

      Introdução ao design do sistema
    Modelagem de interação
  • Modelagem estática
  • Diagrama de classes e geração de código-fonte Relacionamento de associação e suas características Outros relacionamentos: agregação, composição, generalização, dependência, classe associativa
  • Engenharia direta/reversa Geração de código-fonte com base em um diagrama

      Gerando um diagrama a partir do código-fonte
    Sincronizando seu código e diagrama
  • Diagramas de objetos, estruturas conectadas e pacotes
  • Modelagem dinâmica
  • Verificação do modelo estático. Esclarecimento das assinaturas dos métodos. Verificação da exatidão do diagrama de classes.
  • Modelagem dinâmica no nível de chamadas de método
  • Diagrama de sequência de nível de design
  • Requisitos

    Recomenda-se o conhecimento de conceitos básicos de orientação para objectos ou de qualquer linguagem orientada para objectos.

     21 horas

    Declaração de Clientes (3)

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